top of page

Como tornar seu móvel MDF mais durável?


Uma das perguntas que mais recebemos dos clientes aqui na Planejados & Cia é sobre a durabilidade dos móveis em MDF. Sim, o MDF é sim um material resistente e durável, mas isso varia também conforme o uso e o cuidado com a limpeza e manutenção por parte do cliente. Pensando nisso, deixaremos aqui 5 dicas que vão ajudar vocês a aumentar a durabilidade do seu móvel.

  • Mantenha o MDF sem contato direto com a água

Assim como para qualquer tipo de madeira, a água se torna um "fator vilão" em muitos dos casos. Por isso, manter seu móvel longe de lugares com umidade em excesso é a primeira dica. Isso porque quando a parte interna da chapa tem contato com a água por muito tempo, esta tende a inchar, causando um estufamento irreversível na madeira. Isso ocorrerá também caso você esqueça um pano molhado em cima do móvel. Nesses casos, a única alternativa é substituir a peça ou parte dela. Se, por algum acidente, o MDF for molhado, seque imediatamente e abra as portas e janelas para o ar circular no ambiente e evitar mofo.

  • Cuidado com a exposição direta à luz do sol

O excesso de sol também pode danificar a estrutura do seu móvel, mesmo no caso dos materiais mais resistentes. Isso porque o MDF é resistente á alta temperatura, mas não as raios UV (raios ultravioleta), que podem alterar a cor original do seu móvel com a exposição recorrente. Portanto, em ambientes próximos à janelas e vidros, sempre utilize cortinas e persianas, que deixam a luminosidade entrar, mas criam uma barreira de proteção e evitam o contato direto com a superfície do seu móvel.


  • Utilize somente o essencial para a limpeza

Limpar os móveis de MDF não é uma tarefa difícil, visto que um pano levemente umedecido já se torna o suficiente. É muito importante sempre escolher um pano macio ou uma flanela branca (para evitar manchas), passando em seguida um outro pano seco para remover qualquer resquício de umidade. Para mais dicas de limpeza, já disponibilizamos um post aqui no nosso site, e você pode acessar clicando aqui.


  • Fique atento ao cuidado com as ferragens dos móveis

As ferragens(dobradiças, corrediças e puxadores) dos móveis também exigem cuidados. Por exemplo, na cozinha, os móveis tendem a sofrer um pouco mais de desgaste, devido aos ácidos, sal e demais temperos utilizados nesse ambiente. Uma dica importante é para que nesses ambientes (cozinha, área gourmet) se faça a utilização de forros sobre o MDF para um armazenamento mais seguro. Para manter a lubrificação e o bom funcionamento de dobradiças e corrediças lubrificadas, indicamos apenas o uso de um desengripante.

  • Tenha cuidado com peso e temperatura em excesso sobre o móvel

Na hora de planejar os móveis, é importante avaliar quais objetos serão armazenados sobre o móvel. Isso porque colocar mais peso do que o indicado pode empenar ou trincar o MDF. É importante também não deixar itens muito quentes, como panelas e assadeiras, diretamente no móvel, sem o uso de uma proteção ou isolamento. Seguindo essas dicas que deixamos aqui para você, o seu móvel com certeza terá mais durabilidade e qualidade. Esperamos ter ajudado de alguma forma, e, para ter mais conteúdos como esse, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais! Até a próxima postagem! Equipe Planejados & Cia

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page