top of page

Dicas para a limpeza dos seus móveis de MDF


Quando adquirimos um móvel fabricado em MDF, é normal surgirem algumas dúvidas, principalmente sobre a conservação e limpeza do mesmo. Por isso, no blog da Planejados & Cia, você vai encontrar essa e outras respostas.

Por quê fazer a limpeza correta dos móveis em MDF?

Além da valorização visual do seu móvel, o cuidado com a limpeza e higienização correta é fundamental para garantir que eles tenham mais durabilidade, evitando o acúmulo de poeira e resíduos que possam prejudicar a qualidade do material. Tal cuidado também é um aliado para bem-estar do seu lar e para evitar a transmissão de doenças. Mas você já sabe qual é a melhor forma de limpar móveis de MDF?


Conhecer a maneira correta de limpar seus móveis de MDF é fundamental para não danificar a superfície e revestimento dos móveis, criando frisos riscos ou arranhões, ou também inchaços ou danos à estrutura e composição interna do móvel.

Confira algumas dicas importantes na hora da higienização:

  • Não utilize materiais invasivos, como esponjas muito porosas ou panos mais duros, pois eles podem arranhar as superfícies.

  • Não utilize desengordurantes, multiusos ou outros produtos de limpeza que possuam cloro em sua composição. O cloro pode desbotar a cor do seu móvel ou também criar manchas, assim como outras substâncias químicas mais abrasivas. Na dúvida use produtos específicos disponíveis no mercado.

  • Passe sobre a superfície um pano macio e levemente umedecido com água, em apenas um sentido para evitar manchas e arranhões, como por exemplo, da esquerda para a direita, ou aso a madeira tenha textura, passa sempre no sentido dos frisos.

  • Você pode optar também por álcool 70°, aplicado com um borrifador e na sequência, passando levemente um pano macio e limpo. Para limpezas específicas:

  • Para a remoção de mofos, faça uma mistura de 1 litro de água com 40ml de água sanitária, umedeça um pano macio nessa mistura e passe sobre o local . Caso seja necessário uma reaplicação, esta poderá ser feita em intervalos de 24 horas.

  • Para manchas de tintas de pincel atômico ou caneta esferográfica, o uso álcool 92.8º isopropílico é o mais recomendado, passando-se logo em seguida um pano úmido para retirar o excesso de álcool sobre móvel.

  • Para retirar resíduos como cola, nunca utilize o apoio de lâminas sem o apoio de um profissional. Para facilitar essa remoção de modo caseiro, utilize uma mistura de água + álcool 96°, meio a meio.

  • E para aquelas tradicionais marquinhas de dedos ou gorduras superficiais? O ideal é sempre ter em casa a “esponja mágica” (pode ser encontrada facilmente em lojas de materiais de construção e utensílios para o lar), utilizando-a levemente umedecida.

  • Para uma limpeza pesada (especialmente nos móveis da sua cozinha, pois tendem a ter um maior acúmulo de óleo ou gordura), recomendamos o uso de desengordurante H7 e seu uso de acordo com as orientações do rótulo. IMPORTANTE: Depois de cada limpeza, não esqueça de secar a superfície suavemente com um pano macio e seco.

Seguindo essas dicas que deixamos aqui para você, o seu móvel ficará sempre limpinho e bem cuidado, além de ter muito mais durabilidade e qualidade. Esperamos ter ajudado de alguma forma, e, para ter mais conteúdo como esse, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais! Até a próxima postagem! Equipe Planejados & Cia

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page